Se você quer que seus filhos tenham momentos de lazer e que contribuam com aprendizado e para o desenvolvimento deles, sem que seja uma diversão que envolva algum aparato tecnológico como smartphones, televisão, tablets e videogames, a patinação artística pode ser uma excelente opção.
Os benefícios da patinação artística para as crianças
Se você quer que seus filhos tenham momentos de lazer e que contribuam com aprendizado e para o desenvolvimento deles, sem que seja uma diversão que envolva algum aparato tecnológico como smartphones, televisão, tablets e videogames, a patinação artística pode ser uma excelente opção.
A idade para meninos e meninas começarem a praticar a patinação artística, é melhor a partir de 4 anos, mas não é uma regra. Pode-se começar com mais idade e até mesmo, quando já se é adulto. E mesmo que as crianças não saibam direito o que é o esporte, ao assistir uma aula em que outras crianças da mesma idade estejam patinando, a paixão é, geralmente, instantânea. Normalmente, as aulas são dinâmicas e divertidas, despertando o interesse e a vontade de aprender novos exercícios.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, para que a prática e o aprendizado transcorram com segurança e de forma divertida. O primeiro deles é escolher um clube ou escola de patinação, com profissionais que sejam reconhecidos no meio e pela Federação Paulista de Patinação Artística, no caso de serem do Estado de São Paulo. Outra medida importante é a escolha dos patins. A princípio, os patins que a criança tiver, pode servir. Mas, de acordo com a evolução nas aulas, o profissional que irá ensinar seus filhos, irá orientá-lo sobre os patins a serem adquiridos. E uma joelheira no início dos treinamentos deve ser usada, evitando machucados e tornando a experiência bastante agradável. Cair faz parte do esporte, mas já nas primeiras aulas, a criança aprende a maneira como cair, caso a queda seja inevitável e a se levantar corretamente.
Confira os benefícios que a patinação artística pode oferecer aos seus filhos:
1. Desenvolve a flexibilidade e contribui para melhora postural
Como a patinação artística contém alguns movimentos de amplitude, normalmente, são aplicados exercícios de alongamento. Isso ajuda a aumentar a flexibilidade. Também exige que o patinador se posicione em uma postura correta, que é adquirida como resultado do desenvolvimento equilibrado entre força e mobilidade articular. Isso contribui para o equilíbrio, orienta a movimentação das pernas e facilita as trocas de direção e de eixos (externo e interno). Dessa forma, a criança trabalha e desenvolve de forma muito eficaz, sua postura corporal.
2. Fortalece a musculatura
A prática de patinação artística é feita de acelerações e curvas para ambos os sentidos, saltos e giros além de muitas figuras, o que exige um considerável esforço das pernas, dos braços, do abdómen, dos peitorais e de todos os músculos das costas.
3. Desenvolve a coordenação motora
Praticar a patinação artística desenvolve o senso de lateralidade, aumenta a agilidade, a força corporal e a resistência. Além disso, muitas vezes, exige o uso coordenado dos braços e pernas, além do torso e cabeça. Isso contribui para desenvolver a coordenação motora das crianças.
4. Controle do peso infantil
A patinação artística ajuda a queimar uma boa quantidade de calorias, por ser uma atividade com grande envolvimento muscular e energético. Com isso, meninos e meninas evitam de forma divertida uma vida sedentária e têm na patinação artística, uma grande aliada para a manutenção de um peso saudável.
5. Incentiva o convívio social
Parte importante da patinação artística, são as aulas e os treinamentos para competições e os ensaios para shows. Por tudo isso, a timidez aos poucos vai deixando de ser uma característica de alguns patinadores. Patinar relaxa, é uma atividade dinâmica, que mesmo para as modalidades individuais, é praticada em grupo, o que acaba favorecendo o convívio social, a formação de novas amizades e o estreitamento de laços já existentes. Por toda essa forma de convívio frequente e muito próximo, esse esporte estimula a extroversão e os relacionamentos.
6. Desenvolve a musicalidade
A patinação artística, como o próprio nome define, além de ser uma atividade esportiva, utiliza da arte como forma de expressão. E para expressar toda a arte que este esporte contém, utiliza a música. Isso faz com que meninos e meninas eduquem seus ouvidos para os vários ritmos musicais que podem ser utilizados em suas apresentações, bem como desenvolve o gosto por diversas categorias musicais. Por essa razão, acaba, também, desenvolvendo o senso cultural.
7. Bem-estar psicológico
A patinação artística ajuda na coordenação motora e na flexibilidade, melhora a postura, ajuda a perder peso e a gastar energia de forma saudável, melhora o sistema cardiovascular, deixa a musculatura mais forte e as pessoas mais sociáveis, desenvolve a musicalidade e o senso cultural. Além de tudo isso, desperta emoções e a sensação de liberdade. Por essas razões, a patinação artística é um esporte que, além de fazer bem para o corpo, produz um bem enorme para o espírito.
Por todas essas razões, a patinação artística é um esporte muito indicado para meninos e meninas e oferece uma grande gama de modalidades, desde individuais até em grupos, permitindo que cada um se adeque àquela que mais lhe interessar.
Onde praticar a patinação artística?
Como dissemos anteriormente, deve-se procurar praticar a patinação artística, em clubes filiados e reconhecidos pela Federação Paulista de Patinação Artística. Assim, você terá a certeza de que seus filhos estarão praticando esse esporte incrível, em um lugar seguro e com a supervisão de profissionais capacitados.
Para conhecer a lista de clubes filiados, acesse a página “Clubes” no site da Federação Paulista de Patinação Artística: http://fppa.com.br/?page_id=20
Redator:
Paulo Roberto Estevam Barbosa – Técnico, coreógrafo e Diretor Técnico da Federação Paulista de Patinação Artística
Colaboradoras:
Edith Helena Figueiredo – Formada em Educação Física, Professora e Técnica de Patinação Artística e Juíza Internacional de Patinação Artística
Gabriela Barbosa – Formada em Educação Física, Professora e Técnica de Patinação Artística
Sandra Inforzato – Formada em Educação Física, Coreógrafa e Empresária de Patinação Artística
Referências:
https://blog.lojasjckids.com.br/patins-para-criancas-2/
https://www.adreninline.com/post/7-benef%C3%ADcios-da-patinacao-fitness
https://www.hawaiisurfpoint.com.br/5-beneficios-da-patinacao-que-voce-ainda-nao-sabia/