O Ministério do Esporte pagou nesta sexta-feira (20.12) duas parcelas da Bolsa Atleta antecipada de 2014. O dinheiro foi depositado na conta de 5.554 bolsistas na Caixa. A renovação do contrato com o banco foi finalizada nesta semana.
O Ministério reitera que está pagando com um ano de antecedência a Bolsa que normalmente seria paga ao longo de 2014. Já a Bolsa deste ano foi quitada em maio, quando os bolsistas, de todas as modalidades e de todas as categorias, receberam dez parcelas de uma só vez (relembrando: a primeira parcela havia sido paga em março e a segunda em abril, totalizando doze parcelas referentes ao exercício de 2012).
Portanto, as parcelas pagas nesta sexta dia 20/12 se referem à Bolsa do exercício de 2013 que seriam pagas em 2014 e foram adiantadas para este ano, sendo que a primeira destas parcelas foi paga em setembro aos atletas que estavam sem pendências com o programa.
O governo federal decidiu pagar em 2013 duas bolsas aos beneficiados. Uma que seria normalmente paga neste ano e outra que seria paga no decorrer de 2014. A medida se deve ao objetivo de eliminar o espaço de tempo que existia entre a obtenção do resultado esportivo qualificatório para a Bolsa e o efetivo pagamento dos valores.
Lembramos que, por qualquer motivo alheio à vontade do governo, quando ocorre alguma demora no pagamento das bolsas, ainda que motivado por falha do atleta no envio de documentos ou na prestação de contas do exercício anterior, o beneficiado sempre recebe o valor retroativo. Não há prejuízo financeiro aos bolsistas.
Por fim, se você não recebeu o valor em sua conta nesta sexta, envie um e-mail para podermos esclarecer a situação. Pode ser que haja alguma pendência de documentação, termo de adesão ou prestação de contas.
Atenciosamente,
Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento
Ministério do Esporte